News #1 da Tribo de Marketing ;)
Falaaaa pessoal,
Você está recebendo essa newsletter porque você se cadastrou no site da Tribo de Marketing. Esse ano resolvi escrever o que me chamou a atenção na semana e o que tem estado na minha mente. Vai ter muito de marketing e claro que muito de tech. E sempre um pouco de tudo que nos rodeia hoje. Espero que você goste.
CASE DA STANLEY | Em Agosto 23 eu ouvi um podcast da IdeaCast HBR, How to Reinvent a Consumer Brand. E comprei uma Stanley Quencher. Porque sabe como é, marketeiro tem que estar sempre respirando o que tá rolando por aí. E gente, não é que eu me apaixonei? E minhas filhas começaram a roubar ela de mim. Aí dei uma pra cada - afinal, com o aquecimento global água fresquinha na escola é tudo de bom, fora que elas passaram a beber muito mais água e é mais ecológico que garrafa plástica. Reflete a importância do momento para uma inovação/ adoção. A necessidade já estava aí. O Terence Reilly que é o presidente da Stanley (e antes era o CMO da Crocs que também voltou a ser cool) falou sobre ambos os cases nesse podcast. Um must pra qualquer marqueteiro hoje. O que mais gostei foi que ele levou o “ouça o consumidor, o que acontece no mercado” com humildade pra ouvir o time. Os juniors, todos. Ter os olhos abertos pra ver os sinais. Foi um junior que contou pra ele, o presidente, que tinha um grupo de 3 mulheres (the buy guide) em Utah que amava a Stanley Quencher. Daí foi pra uma ação com eles, autentica, real, gerou um novo produto, e virou gigante. Gente, liderança é tudo. E eu acredito muito nessas duas coisas: HUMILDADE e ENERGIA.
Ah, e voltei com esse tema essa semana porque a L.O. mandou essa matéria na Tribo: Not Just A Cup: Why People Are Losing Their Minds Over The Stanley Tumbler
BEHANCE | Semana pensei em dar um tapa na identidade visual da Tribo (um dia desses sai) pra essa nova fase e fiquei um tempinho delicioso dando uma espiada no Behance e fazendo um moodboard. Achei ele pelo Chat GPT (o pago conecta com a internet e funciona super bem, perguntei quais os melhores sites de market place de serviços de design). O Behance é uma rede social dos portfolios dos designers. Bem legal pra ver referencias, achar designers (tem um botão de ‘ hire’) e alimentar o lado criativo do cérebro.
LAYOFFs | Ano começou com layoffs, e com eles o trauma do ano passado. Mas pelo menos nas big techs o cenário agora é diferente. Existia muita pressão do mercado (investidores) ano passado, ações em baixa. Agora as ações estão super altas, mas as big techs sabem que tem que seguir entregando margem, aprenderam que cortar fui difícil mas que tinha sim espaço pra aumentar a produtividade / eficiência e que podem sim otimizar e muito as operações. Nesse ano, está sendo mais uma decisão de negócio do que pressão externa.
Não vejo adoção de IA melhorando produtividade a ponto de reduzir pessoal nas empresas ainda. Em big tech acho que o efeito que está sendo sentido agora com IA generativa é que foi um cisne negro que mudou tudo, e agora, um ano depois, as empresas estão ajustando as estruturas pra refletir as novas estratégias de negócio. O Google, em parte e até agora, demitiu gente de hardware por exemplo. Um novo produto como Gemini agora, pra vender com Google Cloud, é um outro bicho, e tem que (infelizmente, mandar gente embora e) contratar gente com outro perfil.
SAM ALTMAN e BILL GATES | Em breve completarei 3 anos de Salesforce e essa interseção entre marketing e tech é por onde mais navego hoje. Então sim, eu virei a doida de AI e acompanho hiper de perto TUDO que rola no mercado. Essa semana saiu esse podcast ótimo. Alguns pontos que adorei foram o Sam contando pra que lado as coisas estão indo, e aí as 3 prioridades pros próximos anos serão:
-Multi modalidade. Ou seja, poder escrever, falar, mandar uma foto, um vídeo, e receber outputs em formatos variados também.
-Confiabilidade / capacidade de raciocínio. Hoje se você pergunta algo mil vezes você vai ter mil respostas diferentes. Ele deveria saber qual a melhor e entregá-la sempre.
- Personalização - as pessoas querem respostas com estilos diferentes, levando em consideração premissas sobre elas ou seu negócio. Querem poder usar seus próprios dados. Quais seus compromissos, seus emails, como você gosta de agendar algo, que tenha acesso a outras fontes.
Esse último ponto é onde Google e Microsoft querem se diferenciar pras pessoas, integrando com Gmail / Google Workplace ou com o Office. E onde a Salesfoce (sim trabalho na Salesforce) entrega seu valor conectando com os dados do CRM. Como sempre digo: Relacionamento são um conjunto de momentos. A marca é a memória desse momento. E os dados são os registros deles.
E como uma amante do Slack desde antes deu ir pra Salesforce óbvio que adorei quando o Sam respondeu pro Bill no final que o app que ele mais usa é o Slack! (o Slack é da Salesforce).
Se você ainda estiver boiando nesse tema de AI!
Relaxa que você não está sozinho. Eu liberei no YouTube uma aula que dei pra ajudar o projeto social da minha filha ano passado. Se gostar e quiser algo atualizado me avisa!
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E bora pro SXSW? Vai ser meu primeiro, e como era de se esperar vou pegar na mãozinha da Andréia Janer e vou com a Oxygen!! Tô super animada!
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