News #14 da Tribo
Cannes, Openwashing, RH pra IA, Data Lakehouse e quando a gente parar de envelhecer (Longevity Escape Velocity). Na próxima vai ter Antropic e Perplexity!
CANNES LIONS | E tivemos mais um Cannes Lions. Não consegui acompanhar o quanto gostaria, mas adorei o Thanks for Coke-Creating e DoorDash All The Ads (esse aliás, ganhou o GP de Titanium!).
Como funciona a premiação? São 30 categorias como Film, Print & Publishing, Outdoor, Radio & Audio, Media, PR, Digital Craft, Design, Film Craft e Titanium. As agências inscrevem seus trabalhos, que são avaliados por um juri da categoria, que escolhem os finalistas (shortlist) e, entre eles, os vencedores de Leões de Bronze, Prata, Ouro e o Grand Prix para o melhor trabalho da categoria. Você pode ver todos os ganhadores aqui.
Segundo o Meio e Mensagem, as campanhas brasileiras mais premiadas foram:
1 - “Thanks for Coke-Creating", da VML Nova York, Kansas e São Paulo para Coca-Cola, conquistando 3 Ouros (Creative B2B, Industry Craft e Print & Publishing), 4 Pratas (2 em Outdoor, 1 em Creative B2B e 1 em Direct) e 1 Bronze (Direct).
2 - “Patrocínio Limpo", da DM9 para Consul, com 3 Ouros (Brand Experience & Activation, Media e Outdoor) e 2 Pratas (Direct e Outdoor).
3 - “Tá na mão", da Gut para Mercado Livre, com 1 Grand Prix (Media), 3 Pratas (Brand Experience & Activation, Creative Commerce e Media) e 1 Bronze (Media).
4 - “Gerações", da AlmapBBDO para Volkswagen, com 1 Ouro (PR), 2 Pratas (Social & Influencer e PR) e 2 Bronzes (Entertainment for Music e PR).
5 - “UninterruptAds", da Africa Creative para Budweiser (Ambev), com 1 Ouro (Audio & Radio), 2 Pratas (Audio & Radio e Direct) e 1 Bronze (Print & Publishing).
6 - “Errata", da AlmapBBDO para Johnnie Walker (Diageo), conquistando 1 Grand Prix (Entertainment for Music).
7 - “Audiência Delivery", da DM9 para iFood, com 1 Ouro (Creative Commerce), 1 Prata (Entertainment for Sport) e 1 Bronze (Direct).
Esse é o prêmio mais importante para as agências no mundo, e esse foi o ranking no Brasil. Apesar da visibilidade no mercado, sabemos que ele não considera o resultado pra empresa, então, não quer dizer que essas agências seriam as melhores pras suas marcas. Algumas agências decidem não participar da premiação como forma de mostrar aos clientes que não estão pensando em fazer trabalhos para ganhar prêmios, mas sim que entregam os objetivos de negócio das marcas. Além disso o festival é criticado pelo custo alto para participar, falta de diversidade e favoritismo/viés dos juris, e pelos famosos ‘trabalhos fantasmas’ (aqueles feitos pra ganhar prêmio que quase nem vão pro ar).
E sobre o conteúdo do festival tô esperando o imperdível Download da Oxygen no dia 10 de Julho às 8 da manhã. É só para assinantes, mas tem trial de 7 dias. Eu AMOOOOO.
“To make wine, you have to drink wine”. Pra fazer comunicação você precisa ‘consumir’ comunicação, aumentar sempre seu repertório criativo e acompanhar as tendências socio culturais. Então se joga e assiste tudo que puder.
Openwashing | Depois de Greenwashing diversos novos "washings" apareceram para denunciam práticas de uma tentativa de enganar o público com uma imagem positiva que não condiz com a realidade. E agora é a vez do Openwashing, segundo o New York Times. Open Source em software são programas cujo código-fonte está disponível para qualquer pessoa ver, modificar e distribuir. Em IA isso é mais difícil, já que um modelo vai muito além de código, e envolve grande poder computacional e curadoria de dados. Poderia ser bom do ponto de vista de transparência dos dados usados por exemplo, e perigoso por poder ser usada sem segurança. A própria ‘Open Source Initiative’ está trabalhando para definir o que é ‘Open Source AI’. E enquanto isso, a Meta por exemplo, está sendo criticada por dizer que o Llama é Open Source sem permitir que o programa seja usado para treinar outros modelos ou ser usado em um app para mais de 700 milhões de usuários.
Longevity Escape Velocity | Ray Kurzweil fez um TED sobre a evolução de IA. Ele é um dos grandes nomes de IA no mundo, defensor da Singularidade e longevidade / extensão da vida pelos avanços médicos e biotecnológicos. No TED ele fala de um milestone chamado Longevity Escape Velocity. Hoje você vive um ano e perde um ano na longevidade. A evolução científica exponencial (e dependendo de quão diligente você for) vai permitir que você compense parte desse tempo até a hora que você vai viver/ perder um ano e ganhar um ano…
RH para IA | O Jansen Wang, fundador e CEO da Nvidia, participou do evento da Databricks. Pra mim a parte mais interessante foi o papel futuro do RH no contexto de desenvolvimento de IA. Ele menciona que conforme as empresas forem se transformando em ‘fabricantes de inteligência’, o RH vai ter que gerenciar IA junto com funções tradicionais, virando Recursos Humanos pra IA. Ele chama essa configuração de ‘fábricas de IA’, onde as empresas vão gerar e gerenciar inteligência sistematicamente. Todas as empresas, para se manterem competitivas, vão precisar estabelecer fábricas de IA para processar dados, extrair inteligência e integrar IA em suas operações. Interessante esse conceito de ‘fábrica de IA’ e da relação com RH.
Data Lakehouse | Bom, falando em Databricks, fui dar uma estudada melhor em Data Lakehouse! Data Lakehouse é uma arquitetura aberta de gerenciamento de dados que combina a escalabilidade e a eficiência de custos dos data lake, com as capacidades de gerenciamento e desempenho de dados dos data warehouses, permitindo business intelligence (BI) e machine learning (ML) em todos os dados. Ele utiliza formatos abertos (como Delta Lake e Apache Iceberg), separando o processamento e o armazenamento para evitar a dependência de fornecedores. Os benefícios incluem:
-eficiência de custos (uso de armazenamento em nuvem barato, pagando apenas pelo que se usa com arquitetura serverless),
-flexibilidade e desempenho (escolha do melhor mecanismo de processamento de dados para cada tarefa e optimização contínua),
-segurança e governança aprimoradas (camada de governança unificada) além de
- inovação e escalabilidade (natureza aberta e modular permite adoção fácil de novas tecnologias e gestão eficiente de volumes crescentes de dados - uma vez que separa armazenamento de computação).
Ah, serverless é quando você compra a infraestrutura de storage e computação com base no que você usa (e quem gerencia a infra é o fornecedor, do hardware ao sistema operacional e middleware).
Magnificent 7 | Esse é o nome do conjunto das sete mais influentes e maiores empresas de tecnologia, que impulsionam grande parte dos retornos do mercado. São elas Apple, Microsoft, Amazon, Google (Alphabet), Facebook (Meta), Tesla e Nvidia. Entre elas Nvidia é de longe a que mais valorizou e a Tesla a de pior performance. Mas são todas tech, e, segundo Ray Dalio, muito arriscado focar seu investimento nelas - uma vez que tecnologias mudam, regulamentações, e dinâmicas de mercado. As revoluções tecnológicas são cíclicas e, enquanto transformam industrias, prever quem são as vencedoras no longo prazo é desafiador. A recomendação: diversificar, sempre. Escolher 10 a 15 ‘return streams’ (fluxos de retorno) bons e não correlacionados.
Eu sou a Fernanda Belfort. Marketeira de carreira, mãe, esposa, sobrevivente de câncer e hoje head do time de soluções para marketing da Salesforce. Comecei um grupo e um podcast chamados Tribo de Marketing em 2019, e sigo nessa jornada de uma lifelong learner que acredita na generosidade e abundância. AMO aprender e compartilhar. Um pouco de tudo, mas sempre com muito marketing e tech, de forma palatável :D
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