News #2 da Tribo
AI e Argentina em Davos, Rabbit R1 é brilhante, ganhadores e observadores de Gen AI, o dilema da verdade com Deep Fake, e mais conteúdos legais da semana. Divirtam-se amigos e contem se gostaram.
COMO SABER A VERDADE | Nesse TED, Sam Gregory conta que em breve não vai mais dar pra saber se é fake pela imperfeição das mãos ou se a pessoa no vídeo está piscando ou não. A tecnologia está melhorando e rápido. Ele sugere 3 passos pra termos como distinguir fato de fake.
- Detecção de deepfake - ferramentas que contam com diversas estratégias para saber se uma peça é fake ou não, ‘after the fact’. Mas essas ferramentas só serão eficazes se forem restritas à justiça, polícia, jornalistas. Se forem permitidas para o público as pessoas aprendem a burlá-las.
- Uso de marca marca d’água e/ou registros em metadados para autenticidade, registrando quando alguma IA for usada e pra que ao longo da vida desse conteúdo. Mas isso traz desafios, especialmente em relação à privacidade de indivíduos em situações sensíveis (como um jornalista numa guerra). É preciso garantir autenticidade e procedência mantendo a privacidade da identidade.
- E sim, você está certo, essas medidas só funcionam se houver um “pipeline de responsabilidade” que vai desde o modelo de fundação até o uso e a plataforma onde é compartilhado. É necessário regulamentação para garantir transparência, responsabilidade e confiabilidade nesse processo.
Os passos recomendados incluem detecção para quem mais precisa, procedência que respeite os direitos e um pipeline responsável.
VENCEDOR DE GEN AI | A BCG fez uma pesquisa com mais de 1.400 executivos c-level e viu uma grande lacuna entre vencedores e observadores. 54% dos líderes esperam que AI e GenAI tragam economia de custos em 2024 - metade espera que essa economia seja de 10% ou mais. Mas 90% são espectadores. Estão esperando GenAI superar o hype ou fazendo experimentos pequenos. Os **vencedores veem desde agora oportunidades extraordinárias** de ganho de produtividade e crescimento no topline. Cinco características diferenciam os vencedores dos observadores: investimento em produtividade e crescimento topline; upskilling constante, olho no custo de uso da IA; foco na construção de relacionamentos estratégicos; e implementação de princípios de IA responsável.
Apesar de quase todos dizerem que AI e GenAI estão nas top 3 prioridades pra 24, 66% diz que não estão satisfeitos com o progresso nesses temas. E só 6% começou um upskilling significativo (25%+ do time) no tema.
AI EM DAVOS | O tema esse ano foi “rebuilding trust”. E pra mim, que trabalho na Salesforce, não foi nenhuma surpresa o Marc Benioff (a.k.a. my dear big boss) trazer justamente o tema confiança ao painel de AI. Mesmo se AI for capaz de fazer o papel de um médico, você confiaria? A tecnologia tem que melhorar e conseguir nos explicar como foi feito o processo de decisão. Outro tema recorrente (ainda mais agora com o processo do New York Times vs Open AI/Microsoft) é a necessidade de compensar os criadores dos conteúdos que treinaram os modelos. E claro que temas como regulamentação, ética, riscos e os impactos no mercado de trabalho também estiveram presentes.
RABBIT É MINDBLOWING | A sensação da CES esse ano foi o Rabbit R1. Um gadget que usa uma nova IA. Qual a magia aqui? Você usar voz pra interagir com QUALQUER site. Ele transforma a linguagem natural em ações como um humano faria em qualquer site. Você deixa de depender de apps no celular, APIs (a forma hoje de um app se comunicar com outro), etc. Ele se baseia na combinação do gadget, um portal pra você conectar suas contas (o rabbit hole), e um novo foundation model. E assim vamos vendo nascer o LAM (Large Action Model), que o Salesforce AI Research destrincha aqui. Ah, já venderam 40.000 unidades nos primeiros 8 dias segundo B9. VEJA a demo aqui. Primeira vez que vejo algo que pode disruptar real celular no futuro. E sim, Jesus amado, como a Alexa/Hey Google/Siri tão burros e ultrapassados…
CIO e CTO | E você sabe a diferença entre um CIO e um CTO? O CIO foca nas tecnologias internas, gerenciando e facilitando a informação e o conhecimento dentro da empresa. O CTO foca nas novas tecnologias e na estratégia de produtos, acompanhando tendências tecnológicas, políticas e procedimentos críticos para os produtos e serviços. (McKinsey)
VISION PRO | Saiu o teaser do lançamento do Apple Vision Pro (que será dia 2 de Fevereiro). Usar um óculos desses na cara não vai ser uma moda fácil de pegar não. Mas se alguém pode fazer isso, é a Apple. E pra variar, eles começaram muito bem. Depois do video incrível mostrando o produto ano passado, eles agora saíram de produto pra falar quão cool é ter algo nos olhos, usando referências que todos nós temos, cheias de significado e afeto. Claro que o produto tem que evoluir e baratear (começa a partir de 3.499 usd), mas começaram bem a construir how cool it can be.
INFLUENCERS SINTÉTICAS | Tenho participado de algumas conversas sobre o sucesso de influenciadas criadas por AI (que não existem). Autenticidade não era um fator fundamental? E pode existir sem ser real? Lembrei de um video do incrível Yuval Harari que assisti semana passada e no qual ele fala sobre a importância das estórias. Que não são fatos e dados que convencem pessoas, mas estórias melhores. E acho que esses cases são feitos disso, estórias muito bem contadas, aliadas a idealização da perfeição. Serão elas as novas barbies (um ideal sintético inatingível de beleza criado pelo imaginário masculino)? Alguns dos perfis delas @emilypellegrini @millasofiafin @fit_aitana
ELEIÇÕES E DEEP FAKE | O efeito que a mídia social pode ter nas eleições e democracia não é novidade, está em pauta desde o Brexit. E agora com deep fake as preocupações só aumentam, serão 40 países com eleições nesse ano. Conteúdos percebidos como reais que são falsos e vice-versa, aumentam a incerteza sobre a autenticidade e as pessoas ficam ainda mais livres pra só acreditarem no que querem (o tal viés de confirmação) - sem saber distinguir fatos e dados. Agora pra subir um ad sobre eleições, questões sociais ou política na Meta você precisa indicar se o conteúdo “contém uma imagem ou vídeo fotorrealista, ou áudio com som realista, que foi criado ou alterado digitalmente por IA ou outros métodos” (detalhes aqui). Além disso os Ads desses temas serão proibidos próximos às eleições. Essa é uma das recomendações para combater o risco de não sabermos mais o que é verdade ou mentira - não deixe de ler ‘Como Saber a Verdade’ lá cima em Tech!
SEPHORA KIDS?!! | As meninas pré-adolescentes estão cada vez mais ligadas em skin care e maquiagem, invadindo a Sephora nos EUA. A Drunk Elephant é o maior hit. O driver? TikTok. Como vamos proteger mais nossas crianças? Ótimo tema destacado pela Bits to Brands dessa semana.
MENOPAUSA | Eu não precisei tomar bloqueador hormonal depois do meu cancer, mas a quimio me fez experimentar de perto a menopausa. Gente, eu não tinha idéia do que era. Comecei a ler bastante sobre o tema (sou nerd confessa sim), até porque não posso fazer nenhum tipo de reposição. Essa semana saiu um novo artigo na HBR sobre *como as empresas podem suportar mulheres na menopausa*. Muitas tem sintomas e nem sabem que estão relacionados a isso. E muitas deixam a força de trabalho por isso. As recomendações dos autores são ouvir (incluindo o tema em pesquisas), benefícios (de aconselhamento a custos de tratamento), awareness (a gente precisa sim falar sobre isso e reduzir o estigma) e advocacy (suportar pesquisas e legislação).
ARGENTINA e DAVOS | Davos hoje é polêmico. Uma super elite, indo de jato particular fazer negócios e aumentar seu poder, enquanto fala de emergências climática e outros temas urgentes no mundo. Não faltam inconsistências certamente. E nesse mundo, ainda mais na Europa, no qual o coletivismo acaba muitas vezes se opondo ao free market, o Milei viralizou falando de como a Argentina tentou fazer isso e acabou com sua economia. Um Estado pesado, sem uma mentalidade de excelência que achata a sociedade e, querendo fazer todos iguais, empurra todo mundo pra baixo.
NOVO na Biblioteca da Tribo:
-2024 Creative Playbook: 30 creatives share their tips, tools +places they go for creative inspiration
-The B2B Marketer’s Guide to Winning Customers and Proving Success
-Web Summit Mídia & Marketing Insights Report
-Rota de Investimento VC
-2024 Consumer Behavior Tracker for the Consumer Products and Retail industries
-Estratégias Antecipadas: Desafios dos CMOs e Líderes de Branding em 2024
_
Siga no Instagram e no LinkedIn.
Acesse o Notion da Tribo de Marketing (beta) pra muito conteúdo legal e a Biblioteca da Tribo (todos os reports, e-books etc que passaram por mim desde 2020)!
Ouça o podcast da Tribo de Marketing.
Se quiser parar de boiar finalmente em AI, veja a aula que dei sobre AI no YouTube.
Assine essa newsletter, caso não tenha recebido por e-mail :)