Salesforce State of Marketing 2024
Como foi semana de Connections a Salesforce soltou o estudo State of Marketing de 2024, pesquisa com 4,8mil profissionais de marketing em 29 países. A maior prioridade dos marqueteiros? Implementar AI. O maior desafio? Implementar AI! Por quê? Porque não é fácil unificar, integrar e gerir a segurança dos dados. Enquanto 72% dizem ter um CDP (Customer Data Platform), apenas 32% dizem estar satisfeitos com o resultado dos seus investimentos em marketing. Dá pra entender o porquê, quase metade tem dados totalmente integrados, menos da metade tem dados em real time e só 40% consegue puxar um segmento de clientes sem ajuda de IT.
DADOS - As empresas lutam faz tempo para conectar dados de lugares diferentes e criar experiências consistentes e personalizadas ao longo das jornadas dos clientes. Com a depreciação dos cookies de terceiros e a proliferação da IA, essa missão está se tornando cada vez mais crítica e, ao mesmo tempo, desafiadora. Apenas 31% dos profissionais de marketing estão totalmente satisfeitos com sua capacidade de unificar as fontes de dados dos clientes.
AI - Os profissionais de marketing estão determinados a aplicar a IA com sucesso em suas operações com os dados corretos, mas estão preocupados com a segurança e a confiança dos clientes à medida que a adoção aumenta. Trinta e dois por cento das organizações de marketing implementaram totalmente a IA em seus fluxos de trabalho, e outros 43% estão experimentando com ela.
Personalização - O que constitui uma "experiência personalizada" continua a evoluir, e há uma diferença clara entre como as equipes de marketing de melhor e pior desempenho se adaptam. Em média, os melhores desempenhos personalizam totalmente em seis canais, em comparação com os de baixo desempenho que personalizam totalmente em três.
Análises Unificadas - Não faltam fontes de dados, mas utilizar esses dados é um desafio. Apenas 48% dos profissionais de marketing acompanham o valor vitalício (LTV = life time value) do cliente.
ABM e Programas de Fidelidade - As empresas estão cada vez mais recorrendo a estratégias como marketing baseado em contas (ABM) e programas de fidelidade para melhor aquisição e retenção de clientes. No entanto, muitas das fontes de informação desses programas permanecem desconectadas, assim como a experiência resultante do cliente. Apenas 39% dos profissionais de marketing dizem que as funcionalidades dos programas de fidelidade são acessíveis em todos os pontos de contato.
Alguns dados interessantes do Brasil:
Alguns dados interessantes globais:
Personalização: o desejo geral é criar experiências mais personalizadas usando dados detalhados. Em média, a personalização total é alcançada em cinco canais. Equipes de alto desempenho gerenciam seis canais, enquanto as de baixo desempenho lidam com apenas três. Os canais mais personalizados: mensagens móveis (57%), email marketing (54%), redes sociais (52%). Canais menos personalizados: áudio (43%), busca orgânica (42%), TV/OTT (41%).
Adoção e Desempenho de IA: 75% dos profissionais de marketing estão experimentando ou implementando IA. Equipes de alto desempenho têm 2,5 vezes mais chances de ter integrado totalmente a IA. As equipes de baixo desempenho lutam para avançar além da fase de consideração.
Tipos de IA Utilizados: 63% dos profissionais de marketing usam IA generativa. 54% usam IA preditiva. Aplicações de IA incluem automação de interações com clientes e geração de conteúdo.
Preocupações e Desafios: 88% dos profissionais de marketing temem perder os benefícios da IA generativa. 41% dos CMOs estão preocupados com vazamentos de dados. Apenas 31% dos profissionais de marketing estão satisfeitos com sua capacidade de unificar dados de clientes.Problemas de integração de dados afetam a precisão e a eficácia das aplicações de IA.
Desempenho e Integração de Dados: Equipes de alto desempenho possuem sistemas de dados melhor integrados. Unificação eficaz dos dados é crucial para o sucesso da IA e a ativação em tempo real.
Fonte: https://www.salesforce.com/news/stories/marketing-trends-ai-data/
https://www.salesforce.com/resources/research-reports/state-of-marketing/